Bombardeio em Raqqa mata líder militar do Estado Islâmico Abu Jandal al-Kuwaiti

Mundo
26
DEZ
2016

Estado Islâmico: Abu Jandal al-Kuwaiti era um dos principais líderes militares do EI (AFP)

Beirute – Um dirigente militar do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), identificado como Abu Jandal al-Kuwaiti, morreu ontem à noite em um bombardeio da coalizão internacional na província síria de Al Raqqa, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos nesta terça-feira.

A ONG apontou que ele foi morto em um ataque aéreo da aliança internacional, liderada pelos Estados Unidos, que aconteceu em Jazrah, na parte oeste de Al Raqqa, considerada a capital do califado autoproclamado pelos extremistas em junho de 2014.

Essa área é palco de uma batalha entre o EI e a aliança armada curdo-árabe Forças da Síria Democrática (SDF), apoiadas por soldados especiais americanos e pela coalizão internacional.

Jazrah, que fica na margem norte do Rio Eufrates e a sete quilômetros de uma represa, tem sido testemunha de combates entre os radicais e as SDF desde ontem à noite, que registraram baixas em ambos os lados, destacou o Observatório.

Segundo a ONG, Abu Jandal al-Kuwaiti era um dos principais líderes militares do EI e no passado comandou batalhas em várias partes da Síria e, inclusive, ofensivas no Iraque.

Nos últimos anos, ele operava entre os territórios sírio e iraquiano, mas desde o início da ofensiva das SDF no oeste de Al Raqqa, em 10 de dezembro, ele se encontrava nesta região.

Por enquanto, o Comando Central dos Estados Unidos, que se encarrega das operações militares no país, não confirmou a morte de Abu Jandal al-Kuwaiti.

Fonte: Exame

Postado em: Mundo Nº de Views: 102 Comentários: 0
Prezado leitor, comentários postados, aqui, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. No entando, caso depare-se com algo que entenda atentar contra direito ou violar um dos termos de uso deste site, denuncie. Caso queira saber mais, leia os termos de uso do site.

Deixe seu comentário