Uber põe carros autônomos nas ruas em sua cidade natal

Tecnologia
14
DEZ
2016

O Uber lançou sua frota de carros autônomos em sua cidade natal, San Francisco, apesar de não ter permissões adequadas exigidas por reguladores estatais. A partir desta quarta-feira, usuários que pedirem o UberX, uma das opções mais baratas, podem encontrar um carro autônomo. Não está claro quantos carros do tipo o Uber tem na cidade.

O lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse na véspera que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia e exigiu que a empresa siga o processo de licenciamento em vigor. “Vinte montadoras já receberam permissões para testar centenas de carros nas ruas da Califórnia. O Uber deve fazer o mesmo”, disse a agência, em comunicado.

O Uber argumenta que seus carros não podem ser conduzidos sem motorista para monitorar (um motorista e um engenheiro vão nos bancos da frente para assumir em áreas como em travessias de pedestres) – logo a lei da Califórnia não se aplica. O estado define como autônomos carros que tem capacidade de se dirigir sem controle físico ativo ou monitoramento de uma pessoa. “Todos os nossos veículos cumprem com leis federais e estatais”, disse uma porta-voz.

A empresa havia lançado em setembro um plano de testes semelhante, na cidade de Pittsburgh. Segundo a companhia, a experiência deu informações importantes para o aperfeiçoamento do sistema, e o teste na Califórnia vai trazer novos desafios. “San Francisco surge com suas próprias nuances, incluindo mais bicicletas na estrada, trânsito denso e faixas estreitas“, diz nota do Uber em seu site.

Fonte: Veja

Postado em: Tecnologia Nº de Views: 42 Comentários: 0
Prezado leitor, comentários postados, aqui, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. No entando, caso depare-se com algo que entenda atentar contra direito ou violar um dos termos de uso deste site, denuncie. Caso queira saber mais, leia os termos de uso do site.

Deixe seu comentário